Páginas

sábado, 20 de julho de 2013

Qual é nossa função, nosso objetivo?

Nesse post tentaremos tirar o máximo de dúvidas referente ao Coletivo Olímpia e responder questões importantes e que, por vários motivos, são mal compreendidas ou distorcidas.

1. O que é o Coletivo Olímpia?
Somos apenas um grupo de pessoas, um grupo aberto e de livre associação. Por essa natureza não temos nenhuma estrutura organizacional, intencionalmente. Por sermos um grupo organizado horizontalmente, estamos em constante adaptação, mudança e atividade.

2. Qual é a função do Coletivo?
Nossa função é a de "articuladores" de movimentos, mobilizações e ações populares. Buscamos promover a troca de ideias, veiculamos e espalhamos ideias que podem partir de qualquer cidadão e apoiamos as mesmas, bastando para isso que uma parte considerável dos envolvidos esteja de acordo com as ações.

3. O Coletivo é um partido político?
Não. Não somos, temos ou apoiamos NENHUM candidato e/ou partido político. Nossas ações tendem a se concentrar na cobrança da administração municipal para que se cumpra a lei e se ouça a população, atendendo-a com o máximo de presteza possível. Essa atitude independe de que pessoa ou partido esteja em exercício em qualquer momento. Por esse motivo também ignoramos a troca e/ou sucessão de cargos. Nossas ações visam a entidade de administração pública, não importando quem ou em que momento esteja na função correspondente.

4. Como são tomadas as decisões do coletivo?
De forma aberta, horizontal e VERDADEIRAMENTE democrática durante as reuniões presenciais, online, ou mesmo mediante a extenso diálogo aberto a todos em qualquer um de nossos meios de interação. Quando, mesmo depois de um extenso diálogo, não existe um acordo entre os membros envolvidos, a decisão é submetida a votação.

5. E se uma decisão for tomada e um ou vários membros não estão de acordo, devem acatar a decisão assim mesmo?
Não. Somos um grupo HORIZONTAL, portanto não existe obrigatoriedade a NADA dentro do grupo. Caso um membro não esteja de acordo com determinada decisão ou ação de outros membros, ele é totalmente livre para não participar ou iniciar uma ação paralela sem nenhum tipo de restrição.

6. Como uma pessoa de associa ao Coletivo?
Não se associa. O Coletivo é ABERTO e parte do pressuposto que TODO CIDADÃO olimpiense é membro permanente do coletivo e tem o mesmo poder de decisão e voz que qualquer outro e a qualquer momento. Uma pessoa que nunca tenha tido contato cm o coletivo e apareça em uma reunião tem tanta voz, poder de voto e opinião quanto qualquer um que já esteja a mais tempo.

7. Quem são os líderes do Coletivo?
Você que está lendo agora. Todos são líderes e nenhum membro do coletivo segue ordens de ninguém. Somos meros ARTICULADORES, portanto buscamos dar suporte para grupos sociais para que se organizem e tirem o melhor proveito possível de suas mobilizações, estando livre a esse grupo agir em nome do Coletivo ou não, bem como todo membro é livre para participar de qualquer atividade de ativismo político e/ou social sem necessidade de prévia autorização.

8. Quais são as reivindicações do Coletivo junto ao poder público?
As reivindicações variam de acordo com a urgência definida pela maioria da população. Por exemplo, em pesquisas feitas em conversas e via votação na internet, descobrimos que a maioria esmagadora dos cidadãos tem uma preocupação enorme com a situação da saúde pública no município, por isso nossas primeiras reivindicações giram em torno desse tema.

9. As ações do coletivo se concentram no ativismo político?
Na verdade não. A princípio, nosso primeiro reflexo foi sim, usar do ativismo político puro para chamar atenção e pressionar a administração municipal. No entanto o coletivo se concentra em encontrar soluções para a população, e o ativismo político está bem longe de ser a única maneira de obter tais soluções. O ativismo social é de tremenda importância, conscientização e politização da sociedade são armas poderosas para mudar a realidade e serão usadas. Nosso objetivo é por soluções rápidas e definitivas, e é por isso que buscamos, não importando o tipo/modalidade de ativismo que precisemos fazer uso.

10. O Coletivo é uma mobilização popular pacífica?
Respondemos essa pergunta com outra: Você é pacífico?
Não cabe a nós e nem é de nosso interesse classificar, condenar ou embasar nenhum tipo de ação proveniente do povo em busca de melhorias e soluções. Todas as atividades do coletivo até então tem sido inteiramente pacíficas e buscamos manter essa orientação. No entanto não condenamos ou condenaremos ações que fujam dessa orientação. Mais uma vez, somos um grupo aberto e horizontal e todo cidadão é um membro desse grupo, portanto suas ações são vistas como legítimas por nós.
Se por ventura alguma dessas ações incorrer em contravenção, será por decisão, conta e risco da pessoa ou grupo que decida por ela. Por consenso e até segunda ordem, não existe nenhuma orientação ou proposta de nada que fuja do contexto de ações pacíficas.

11. Como posso participar ativamente do Coletivo.
Basta comparecer nas reuniões, presenciais ou online e participar, seja propondo ideias e soluções, seja convocando manifestações e/ou passeatas, tirando e trazendo dúvidas, comparecendo ás atividades do coletivo, divulgando.
Enfim, cada pessoa pode contribuir de alguma forma e toda contribuição é bem vinda e requisitada por parte de qualquer um queira uma realidade melhor para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário